Limpando a caixa de gordura

Caixa de gordura suja pode gerar vários desconfortos: Mau cheiro, vazamento da pia lento, transbordamento da caixa de gordura pela tampa e infestação de baratas e outros insetos, sem contar que pode entupir os canos que fazem coxão com o da caixa.

vazamento

Como limpar?
Bom, antes vamos entender o funcionamento de uma caixa de gordura em seguida as técnicas para limpeza.

A água do banheiro, tanque, pia e as gorduras vão juntas para a caixa de gordura.

Lá, como a gordura é mais leve, ela se separa da água ficando por cima. Dentro da caixa há uma parede divisora aproximadamente no meio, com uma abertura embaixo por onde sai a água que segue para a tubulação de esgoto. A gordura fica flutuando presa pela parede e não consegue escapar junto com a água.
Com o tempo, obviamente, essa gordura vai se acumulando e precisa ser retirada.

Agora vamos para a parte da limpeza.

Pode-se realizar a limpeza da caixa de gordura de 3 maneiras: Manualmente, Contratando uma empresa especializada ou através de microorganismos (enzimas)

A limpeza manual é a mais recomendada. É só retirar a tampa, com auxílio de um saco plástico retirar a parte sólida, amarelada que se acumula no seu interior e colocar no lixo. Na caixa deverá ficar somente líquido. Quando assim estiver, a limpeza está concluída.

Para quem não se dispõe a fazer o serviço, existem empresas especializadas. Muito procuradas pelos síndicos para manutenção das caixas de gordura de prédios.

Nesse caso, são utilizadas ferramentas e produtos químicos especiais, próprios para esse fim.

A limpeza com enzimas é feita através de compostos biológicos que vão degradar as gorduras animal, vegetal e óleos. É uma limpeza ecologicamente correta e atóxica. Excelente para manutenção, mas não o mais indicado para o serviço de desentupimento.

Ao contrário do que se recomenda fazer em casos de entupimentos de ralos e pias, para a limpeza da caixa de gordura não deve se fazer o uso de água quente ou soda cáustica. Isso poderá fazer com que a gordura diluída sega pelo encanamento junto com a água, voltando a endurecer mais adiante antes de chegar à fossa.

Importante saber:

vazamento2O valor pago pela limpeza da caixa de gordura é proporcional ao seu tamanho e ao material utilizado para a realização do procedimento.
O material da caixa também influencia, isso porque uma caixa de gordura de PVC, por exemplo é mais fácil de limpar do que uma de alvenaria. Há alguns tipos de caixa de gordura que permitem um encaixe perfeito para canos de sucção, facilitando ainda mais o trabalho de limpeza.
O preço médio para limpeza de uma caixa e gordura de 200L fica entre R$100 a R$200, isso para a de PVC, a de alvenaria pode sair um pouco mais “salgada”.

O tempo gasto para limpeza de uma caixa de gordura é de aproximadamente 15 minutos (caixas de PVC) 1 hora (caixas de alvenaria) e a manutenção deve ser feita a cada 6 meses em casas, a cada 3 meses em apartamentos e cada mês em bares e restaurantes.